Blog com resenhas, sessões de jogos, novidades e dicas sobre Jogos de Tabuleiro!

Contato: clubetabuleirocps@gmail.com

Páginas

segunda-feira, 21 de março de 2016

Yin-yang dice !



Hoje vamos falar um pouquinho de outro jogo completamente desconhecido.  Trata-se de  Yin-yang dice :


Yin-yang dice foi lançado em 2015 e seu Autor é Roy Nambu. Trata-se de um  jogo de Dados para até 4 jogadores e com tempo próximo de 30 minutos.

Como gostamos de jogos desconhecidos, mas com interesse elevado, este jogo chamou nossa atenção, principalmente pelo fato de ser fácil fazer uma Versão Caseira.

O jogo é composto de 1 Tabuleiro 4x4, 4 Cartas Secretas e 16 Dados, divididos em 4 cores. Além disso, existe um Saco onde serão colocados os Dados, que serão retirados durante a partida pelos jogadores.




Como se joga ?

Todos os 16 Dados são colocados dentro do Saco de pano e no Setup inicial, 4 deles são retirados aleatoriamente e colocados nos 4 Cantos do Tabuleiro (Fora do "Campo de jogo" 4x4).

Cada jogador deverá sentar em frente a um dos lados do Tabuleiro. Recebe 1 Carta Secreta, que indica qual Cor de Dado o jogador controla. Esta Carta Secreta deverá ser mantida em segredo dos demais jogadores. 

Com isso, o jogo começa a mostrar algo muito interessante, pois os jogadores irão colocar ou movimentar os Dados no Tabuleiro, porém terá a informação somente da sua cor, sendo que as cores dos demais jogadores são desconhecidas.




Qual o objetivo do jogo ?

Os jogadores deverão colocar seus Dados no Tabuleiro, de tal forma que no final da partida, você consiga a maior quantidade de pontos possível.

As regras de pontuação é a parte mais complicadinha do jogo, mas é bem lógica e o entendimento em um exemplo antes da partida é mais que suficiente.

Sua pontuação dependerá da posição final, depois que todos os 16 Dados estiverem no Tabuleiro.

Cada jogador fará 2 pontuações da seguinte forma:

- Olhando o Tabuleiro de cima para baixo, todas as faces visiveis dos Dados deverão ser somadas cor a cor.

- Olhando o Tabuleiro horizontalmente e rente ao Tabuleiro (Cada jogador deverá fazer isso no seu lado de jogo), todas as faces visíveis de sua cor dos Dados deverão ser somados.

Estas regras, como disse, são bem complicadinhas de explicar aqui sem imagens, mas pelo exemplo nas Regras do jogo, basta 1 partida e já é possível jogar numa boa.

Na página do Jogo no BoarGameGeek é possível baixar as Regras do Jogo.




Qual as estratégias do jogo ?

À sua vez, o jogador terá algumas opções do que fazer:

- Poderá pegar 1 Dado do Saco de Pano e colocar em 1 dos espaços vazios existentes nos 4 cantos, ao lado do Tabuleiro. Logo em seguida, deverá pegar este Dado, ou outro Dado que esteja no Canto e colocar em qualquer lugar no Tabuleiro do jogo

-  Poderá pegar 1 Dado que já esteja no Tabuleiro e movê-lo para outro espaço ou mesmo colocar sobre outro Dado que já esteja no Tabuleiro.

Quando o jogo termina ?

Quando o 16º Dado for colocado no Tabuleiro do jogo.




O que achamos do jogo ?

Utilizamos uma Versão Caseira, utilizando Dados de outros jogos que temos por aqui e realmente existe algo problemático aqui.

Como você não sabe quais as Cores dos outros jogadores, é preciso colocar os Dados de tal forma a prejudicá-los, colocando Dados com as Faces de numeração baixa viradas para eles. Mas como fazer isso, se você não saber a cor de cada um ? 

Decisões se você deve colocar um Dado novo no Jogo, mover ou colocar um Dado sobre outro, são questões que ficam pairando o tempo todo.

Você precisa prestar muita atenção, de como os jogadores estão posicionando os Dados no Tabuleiro, pois dependendo da lógica de cada um, é possível você adivinhar qual a cor de algum ou alguns jogadores, facilitando colocar uma estratégia mais segura.

Embora as regras e mecânicas sejam extremamente simples, este jogo realmente foi um achado muito interessante, pois muitas vezes, existe algo caótico acontecendo. 

Prestar atenção aos que os jogadores estão fazendo e como estão posicionando os Dados no Tabuleiro é extremamente importante e obrigatório, pois praticamente eles estarão fazendo exatamente aquilo que você está fazendo com eles.

Jogo recomendado por ser fácil e simples de ser feito, mas enganam-se aqueles que acham que é um jogo de sorte causado pela aleatoriedade dos Dados, o que definitivamente não é !

Aqui temos um Vídeo do jogo:




Taí mais uma dica !

Nenhum comentário: