Blog com resenhas, sessões de jogos, novidades e dicas sobre Jogos de Tabuleiro!

Contato: clubetabuleirocps@gmail.com

Páginas

quinta-feira, 9 de julho de 2015

Igloo Pop ! Uma boa surpresa !



Hoje vou falar de mais um jogo completamente desconhecido de todos: Igloo Pop !


Igloo Pop foi lançado em 2003 e seu autor é Heinz Meister e Klaus Zoch. É um jogo para até 6 jogadores, com idade indicativa de 7 anos... 7 anos ? Sim ! Mas é um daqueles jogos em que a idade indicativa é mera formalidade, já que trata-se de um jogo familiar.



Do que se trata o jogo ?

Igloo Pop é um jogo de adivinhação. 

O jogo possui 12 Iglus e dentro de cada um deles, existem uma quantidade de "gemas", que vai de 2 a 13. A quantidade de cada Iglu está indicada debaixo dele. 

Possui também Cartas separadas em 3 tipos:

- Cartas com 1 número: Estas Cartas possuem o desenho de 3 Esquimós

- Cartas com 2 números: Estas Cartas possuem o desenho de 2 Esquimós

- Cartas com 3 números: Estas Cartas possuem o desenho de 1 Esquimó

O objetivo dos jogadores é conseguir a maior quantidade de Esquimós possível. No final da partida, o jogador que tiver a maior quantidade vence !



Mas como o jogo funciona ?

Igloo Pop é uma daquelas engenhocas simples, mas que funcionam redondinho. Acrescenta-se neste balaio um pouco de diversão, mais uma pitada de tensão e atenção e o resultado é algo bem elaborado, com regras simples e com sucesso total.



No início do jogo, todos os 12 Iglus são misturados e colocados no centro da mesa. Cada jogador recebe 10 Fichas (Uma cor para cada jogador). As Cartas do jogo são embaralhadas e 9 delas são posicionadas ao redor dos Iglus.

Para iniciar a rodada, todos os jogadores pegam 1 Iglu (Sem ver o número que está debaixo dele), chacoalha próximo ao ouvido e tenta deduzir a quantidade de "gemas" que existe dentro. Vale pegar 1 Iglu, chacoalhar, pegar outro, chacoalhar, pegar outro, chacoalhar e assim por diante.



Uma vez que algum jogador deduziu a quantidade de "gemas" que podem (Ou não) estar dentro do Iglu, este jogador pega o Iglu e coloca sobre uma das 9 cartas, que correspondem ao número de "gemas". Também é colocado sobre esta carta 1 Ficha de sua cor. No jogo original, existe um suporte para ser colocado esta Ficha. É possível que o jogador pegue vários Iglus e coloquem Fichas em várias Cartas.

Depois que todos os jogadores tenham colocado sua ou suas Fichas sobre as Cartas, verifica-se quem acertou e pontua-se de acordo com o número de Esquimós desta Carta.



Diversão garantida !

Este jogo é muito divertido, pois no momento em que é iniciado a rodada, existe um "frenezi" em busca de pegar Iglus, chacoalhar e ir tentando deduzir quantas "gemas" existem dentro de cada um deles.



O problema ocorre quando você erra, pois sua Ficha fica sobre a Carta e quem acertar leva esta Ficha junto. Com isso, por exemplo, se existe 1 Carta com 2 Esquimós e 2 Fichas de outros jogadores que erraram a aposta em rodadas anteriores ou atual, quem acertar ganhará 2 Pontos (Esquimós) + 1 Ponto por Ficha. Com isso, é preciso ter muito cuidado em colocar as Fichas. Às vezes, é preferível fazer 1 aposta somente num Iglu que você tenha quase certeza de acertar quantas "gemas" existem dentro dele.

O jogo termina quando não é possível mais deixar 9 cartas ao redor dos Iglus ou quando algum jogador tenha ficado sem Ficha.



O que achamos do jogo ?

Igloo Pop é muito divertido ! Existe um grau de tensão na hora de tentar adivinhar quantas "gemas" existem em cada Iglu. Existe as escolhas a serem feitas de pegar 1 Iglu apenas e tentar deduzir, ou pegar mais que 1 Iglu e arriscar suas Fichas.

É um jogo muito familiar e com regras bem fáceis, que pode ser jogado por todas as idades.

Gostamos demais deste jogo e agora já estamos preparando nossa Versão-Caseira, que em breve estaremos divulgando para todos !

Jogos para Deficientes Visuais !

Este jogo serve muito bem para aqueles que buscam Jogos para Deficientes Visuais, já que o principal fator que determina uma boa escolha dos Potinhos é o "Som".

Jogos que utilizam os Sentidos são poucos e específicos para Deficientes Visuais são mais raros ainda e este Jogo mostrou-se como uma boa opção.

Para aqueles que estão procurando Jogos alternativos, sugerimos fazer sdua Versão Caseira e adaptá-los aos Deficientes Visuais.

Funcionará direitinho !



Para quem quiser saber mais sobre o jogo, aqui temos um vídeo explicativo em Inglês:


Nenhum comentário: